segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Promessa.


Jeremias 29: 10-14

Há alguns dias atrás, estava buscando no Senhor, uma palavra pra levar para Igreja na ministração de um culto dominical, e repentinamente, lendo um folheto da capa de um cd, meus olhos fitaram no único versículo que estava citado (versículo 11). Deus tocou-me para ler o capítulo, e este fora introduzido na ministração. Mas o que eu quero trazer-lhes é a reflexão, que o Espírito levou-me daquele dia, até hoje.
Prossigamos.

Promessa.

Quanta promessa não nos faz o SENHOR Deus? Promessas que não somos merecedores, ainda assim, cumprem-se. Não só porque somos filhos do Pai, nem só porque Deus é poderoso para cumprir, mas sim porque Deus cumpre suas promessas, e são jamais falhas (1Cor 2:9).
Se folhearmos a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, vamos encontrar promessas de Deus para nossas vidas. Todos nós sabemos que Deus tem planos para nós, mas acreditamos neles? Muitas vezes preferimos e até precisamos ouvir de um irmão, que temos um ministério, do que ouvir do próprio Deus; acreditamos no que as pessoas dizem ver em nós, mas não no que Deus nos confiou. Deixamos de impor e expor a nossa fé, nas tão incomparáveis promessas de Deus, que são, de fato, inimagináveis (1Cor 4:18).
Neste texto, Deus deixa claro que quer dar-nos o melhor. Sim! E mais do que cumprir Suas promessas, Ele diz dar-nos a Sua presença, que é a maior de todas as riquezas. Deus enriquece Sua fala dizendo que, Ele tem planos para dar-nos esperança e um futuro.

Tempo.

Deus faz uma promessa ao povo de Israel, que só cumprir-se-ia após um longo tempo. Quantos de nós, já não esperamos há tempo pelo cumprimento de uma promessa? Tardio Deus a cumpri-la? Não. Em toda promessa, há um tempo, leva-se um tempo. Este tempo pode envolver dor, lágrimas, sorriso, consolo,... O momento do tempo vai depender de nós, mas o tempo somente dEle.
Este período é de “lapidação”. Precisamos estar prontos para recebermos as promessas de Deus, para não transformá-las em maldição ou perdê-las. O povo de Israel, se lermos alguns capítulos apenas, dos livros dos profetas, vamos notar quantos erros cometeram para com Deus. Textos de intercessão entre o profeta e Deus, exortações, mas Deus sempre declara misericórdia, enfatizando amor e salvação. O povo, apesar de extraodinárias experiências, não aprendiam e honravam a excelência de Deus, contudo, entardecendo as promessas.
No tempo de semear, precisamos estar atentos às falas e vontades de Deus, para sermos instruídos pelo Espírito, afim de que sejamos divinamente preparados para recebermos a promessa.

Como conseguir Suas promessas?

Além de explicitar Suas vontades para nossas vidas, Ele diz como consegui-las, e é de uma maneira simples: buscando-O. Qual a melhor forma de manter intimidade entre Deus e nós? Obedecendo-O. Quando obedecemos a Deus, estamos declarando amor, adorando-O, buscando-O, honrando-O; a obediência a Deus torna-se, o vínculo de Sua presença em nossa vida. É desta forma que alcançaremos Suas promessas. Embora o ser tenha por natureza dificuldades de exercer obediência, não é impossível, tendo como exemplo Abraão.
A realização das promessas de Deus só depende de nós. Nossa fé e ação que produz milagres; o feitor é Deus, mas nossa fé é a geradora. (Ef 3:20) Nossas orações, buscas, exercícios da fé e ação, vão introduzir o caminho de milagres (Tiago 5:16b).
Por isso, a partir de hoje, esteja atento a vontade de Deus, sujeitando-se a renúncias, buscando em verdade, orando, aprendendo em Espírito, praticando sua fé, e quando assim o fizer, Deus o ouvirá e em todo tempo fará obras em sua vida.

2 comentários:

  1. Este texto é meu preferido. Como o Espírito Santo te conduziu em palavras para expressar a mais bela forma de falar de “promessas”.
    Não quero alongar-me, mas parabenizá-la porque somente o explícito talento e dom enviado de Deus a Suélen Fernandes me edificam até 4h e 50 min. da madrugada do dia 11/06.
    Um grande beijo, muitas saudades de estar ao seu lado e ser sua amiga confidente.

    ResponderExcluir
  2. Era realmente 4h e 50 min.da madrugada.(Risos)

    ResponderExcluir